Artrose do joelho
Artrose é o desgaste da articulação. O tratamento começa tentando mudar alguns aspectos na vida do paciente para avaliar se há melhora da dor. O paciente pode tentar perder peso, realizar fortalecimento muscular, medicações e mesmo algumas infiltrações realizadas pelo médico.
O paciente que apresenta artrose avançada do joelho e que não alcança um alívio da dor mesmo com todas essas intervenções é um candidato ao tratamento cirúrgico. Em geral, o tratamento cirúrgico no paciente mais velho e que apresenta artrose avançada, é realizado com prótese total do joelho.
Se preferir ou tiver alguma dúvida sobre o tratamento, mande uma mensagem para o médico!
consultórios
Ortopedista Sao Paulo
Hospital Israelita Albert Einstein (Unidade Chácara Klabin)
Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600 - 4° andar - Sala 406
Telefone: (11) 2151-8709
Hospital Israelita Albert Einstein (Unidade Shopping Parque da Cidade)
Av. das Nações Unidas, 14.401 (Clínica Einstein)
Telefone: (11) 2151-8709
Clínica Primazie
Rua Afonso de Freitas, 377, 4° andar
Telefone: (11) 98908-9519
Saiba mais sobre como tratar a artrose do joelho
radiografia de joelho com prótese total
Joelho com artrose (desgaste do joelho)
Primeiramente, todo paciente com osteoartrose dos joelhos deve ser educado quanto ao seu diagnóstico. O médico precisa entender quais são as expectativas do paciente para aí então discutir formas de tratamento. O paciente, por sua vez, precisa se livrar de algumas informações erradas e mitos ao redor desse diagnóstico que acabam dificultando o seu tratamento. Dessa maneira, o manejo terapêutico desse problema muito comum dos joelhos torna-se mais simples e se estabelece uma relação de confiança entre o médico e o paciente.
De modo geral, o tratamento conservador (não-cirúrgico) da osteoartrose do joelho se divide em medidas terapêuticas não-farmacológicas e farmacológicas. As medidas não farmacológicas são de extrema importância para o tratamento da osteoartrose dos joelhos. As duas principais medidas a serem realizadas incluem o exercício físico para o fortalecimento muscular e a perda de peso, quando indicada. Essas medidas ajudam a aliviar os sintomas a longo prazo e prevenir danos maiores na articulação. Em geral, os exercícios mais indicados são os aeróbicos de baixo impacto e o fortalecimento muscular de membros inferiores. Os exercícios na água também são úteis, principalmente naqueles com osteoartrose mais avançada.
Em combinação com as medidas não-farmacológicas, e principalmente quando o paciente não consegue alívio dos sintomas apenas com o exercício e a perda de peso, pode ser necessário algum tipo de medicação. As medicações também podem ser indicadas em caso de osteoartrose mais avançada pois o controle da dor muitas vezes não ocorre apenas com os exercícios e a perda de peso. São muitas as opções farmacológicas terapêuticas que podem ser usadas, apesar de que nem todas as opções disponíveis tem boas evidências de benefício ao paciente. O paciente deve consultar seu médico a respeito de que medicação usar. Além de medicações por via oral, as infiltrações de corticóide no joelho também podem ser usadas, principalmente naqueles casos selecionados e resistentes a outras terapias.
O paciente que apresenta osteoartrose avançada do joelho e que não alcança um alívio da dor mesmo com todas essas intervenções é um candidato ao tratamento cirúrgico. Em geral, o tratamento cirúrgico no paciente mais velho (acima de 60 anos) e, que apresenta osteoartrose avançada, envolve a realização da prótese total do joelho.