Artrose do joelho

Artrose é o desgaste da articulação. O tratamento começa tentando mudar alguns aspectos na vida do paciente para avaliar se há melhora da dor. O paciente pode tentar perder peso, realizar fortalecimento muscular, medicações e mesmo algumas infiltrações realizadas pelo médico.

 

O paciente que apresenta artrose avançada do joelho e que não alcança um alívio da dor mesmo com todas essas intervenções é um candidato ao tratamento cirúrgico. Em geral, o tratamento cirúrgico no paciente mais velho e que apresenta artrose avançada, é realizado com prótese total do joelho.

Se preferir ou tiver alguma dúvida sobre o tratamento, mande uma mensagem para o médico!

consultórios

Hospital Israelita Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627 - Bloco A1

Telefone: (11) 4563-3475

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, sala 115

Telefone: (11)4563-3475

Saiba mais sobre como tratar a artrose do joelho

radiografia de joelho com prótese total

Joelho com artrose (desgaste do joelho)

artrose de joelho (rx frente)
joelho com artrose (imagem perfil)

Primeiramente, todo paciente com osteoartrose dos joelhos deve ser educado quanto ao seu diagnóstico. O médico precisa entender quais são as expectativas do paciente para aí então discutir formas de tratamento. O paciente, por sua vez, precisa se livrar de algumas informações erradas e mitos ao redor desse diagnóstico que acabam dificultando o seu tratamento. Dessa maneira, o manejo terapêutico desse problema muito comum dos joelhos torna-se mais simples e se estabelece uma relação de confiança entre o médico e o paciente.

 

De modo geral, o tratamento conservador (não-cirúrgico) da osteoartrose do joelho se divide em medidas terapêuticas não-farmacológicas e farmacológicas. As medidas não farmacológicas são de extrema importância para o tratamento da osteoartrose dos joelhos. As duas principais medidas a serem realizadas incluem o exercício físico para o fortalecimento muscular e a perda de peso, quando indicada. Essas medidas ajudam a aliviar os sintomas a longo prazo e prevenir danos maiores na articulação. Em geral, os exercícios mais indicados são os aeróbicos de baixo impacto e o fortalecimento muscular de membros inferiores. Os exercícios na água também são úteis, principalmente naqueles com osteoartrose mais avançada.

 

Em combinação com as medidas não-farmacológicas, e principalmente quando o paciente não consegue alívio dos sintomas apenas com o exercício e a perda de peso, pode ser necessário algum tipo de medicação. As medicações também podem ser indicadas em caso de osteoartrose mais avançada pois o controle da dor muitas vezes não ocorre apenas com os exercícios e a perda de peso. São muitas as opções farmacológicas terapêuticas que podem ser usadas, apesar de que nem todas as opções disponíveis tem boas evidências de benefício ao paciente. O paciente deve consultar seu médico a respeito de que medicação usar. Além de medicações por via oral, as infiltrações de corticóide no joelho também podem ser usadas, principalmente naqueles casos selecionados e resistentes a outras terapias.

 

O paciente que apresenta osteoartrose avançada do joelho e que não alcança um alívio da dor mesmo com todas essas intervenções é um candidato ao tratamento cirúrgico. Em geral, o tratamento cirúrgico no paciente mais velho (acima de 60 anos) e, que apresenta osteoartrose avançada, envolve a realização da prótese total do joelho.