consultório

RUA BORGES LAGOA,

1070

SALA 115

(11) 4563-3475

(11) 98908-9519

Vila Mariana - São Paulo/SP

Infiltrações no joelho

Existem algumas substâncias que podem ser infiltradas no joelho, a depender do problema do paciente. 

 

Em alguns casos de tendinites, artrose avançada do joelho e lesões de cartilagem, pode ser realizada a infiltração com corticoide ou ácido hialurônico no joelho. No entanto, a indicação dessas substâncias deve ser bem avaliada pelo médico pois nem todas as pessoas tem necessidade e se beneficiam dessas medicações.

Ligue agora e agende sua consulta.

Se preferir ou tiver alguma dúvida sobre o tratamento, mande uma mensagem para o médico!

(11) 98908-9519

(11) 4563-3475

Saiba mais...

A viscossuplementação é a injeção intra-articular de ácido hialurônico no joelho. O ácido hialurônico é uma substância presente no líquido sinovial (líquido articular), sendo importante para a integridade e o funcionamento normal da articulação do joelho. Ele fornece adequada viscoelasticidade ao líquido sinovial, para que este possa desempenhar satisfatoriamente a função de lubrificação e absorção de impactos.

 

Em um joelho degenerado (artrose do joelho), a concentração do ácido hialurônico diminui, afetando assim a função do líquido sinovial ao diminuir sua capacidade de lubrificação e absorção de impactos. Nesse momento, a injeção do ácido hialurônico (viscossuplementação) estaria indicada com o objetivo de “repor o ácido hialurônico perdido”. No entanto, apesar de muito estudado e de ser um tratamento disponível para a artrose do joelho atualmente, o exato mecanismo de ação da viscossuplementação e seu exato efeito na articulação ainda é incerto. Além disso, os resultados da viscossuplementação na melhora da dor e função do joelho ainda são conflitantes nos estudos disponíveis na literatura nacional e internacional.

 

Alguns estudos demonstram bons resultados, enquanto outros não demonstram superioridade do ácido hialurônico em relação aos medicamentos já consagrados no tratamento da artrose do joelho. Ainda assim, o tratamento é geralmente aceito como alternativa em casos de artrose leve ou moderada nos joelhos e para pacientes com contraindicação aos medicamentos mais comuns ou que não obtiveram boa resposta após a realização das terapias medicamentosas e não-medicamentosas para o tratamento da artrose dos joelhos.

 

Existem várias preparações de ácido hialurônico disponíveis para aplicação. Os produtos variam quanto as suas características e número de aplicações. Alguns permitem a injeção em uma única dose, enquanto outros devem ser aplicados semanalmente em um total de 3 aplicações. Não há evidência na literatura que sugira a superioridade de uma formulação em relação a outra. Quando indicado, o tratamento é realizado em consultório médico, pois qualquer tipo de reação ou complicação devido a infiltração poderá ser tratada adequadamente pelo ortopedista.

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram