Lesão de ligamento

Os ligamentos do joelho são estruturas lesionadas após o joelho sofrer algum trauma. Após o trauma, geralmente o paciente apresenta inchaço no joelho, além de ter dor e sentir o joelho frouxo ou instável. Dependendo do ligamento lesionado, o tratamento com cirurgia acaba sendo o tratamento preferido para que o paciente volte a fazer atividade física com segurança. 

A cirurgia, na maioria dos casos, pode ser feita por video (artroscopia).

 

Na maioria das vezes o paciente tem maior restrição de movimentos nos primeiros 15 a 30 dias após a cirurgia. Depois disso, a recuperação torna-se mais fácil

Ligue agora e agende sua consulta.

 

 

Se preferir ou tiver alguma dúvida sobre o tratamento, mande uma mensagem para o médico!

(11) 98908-9519

(11) 4563-3475

consultório

RUA BORGES LAGOA,

1070

SALA 115

(11) 4563-3475

(11) 98908-9519

Vila Mariana - São Paulo/SP

Você teve lesão do ligamento cruzado anterior?

O ligamento cruzado anterior, também chamado de LCA, é talvez o mais famoso ligamento do joelho. Ele é uma importante estrutura que tem como principal função a estabilização do joelho. Portanto, pacientes que tem uma lesão (ruptura) desse ligamento, frequentemente apresentam dificuldade de realizar determinadas atividades físicas, em especial, aquelas que exigem movimentos rápidos e que envolvem mudança de direção, tais como o futebol, basquete, artes marciais, entre outras. Devido à instabilidade articular decorrente da ruptura ligamentar, o paciente fica mais suscetível a apresentar outras lesões no joelho lesionado, como as lesões de menisco e da cartilagem.

 

A ruptura do ligamento cruzado anterior geralmente ocorre após um trauma torcional do joelho. O mecanismo mais comum ocorre quando o paciente roda o seu corpo e o seu pé permanece fixo no chão. Esse movimento é muito comum durante a prática esportiva, por isso os atletas recreacionais e mesmo os atletas profissionais são os que mais sofrem esse tipo de lesão. No momento do trauma, o indivíduo sente uma dor súbita no joelho e é comum que o joelho aumente seu volume (inchaço) logo nas primeiras horas após o ocorrido.

 

Por ser uma lesão traumática, o paciente deve sempre procurar auxílio médico logo após, principalmente com o objetivo de afastar lesões mais graves e que demandam um tratamento com certa urgência, como as fraturas. Especificamente para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior, o exame físico ortopédico contém manobras especiais com o objetivo de perceber a instabilidade decorrente da lesão ligamentar. Para uma confirmação diagnóstica, a ressonância magnética é o exame mais aconselhado. Após o diagnóstico, o mais importante inicialmente não é o tratamento definitivo da lesão, e sim o controle da dor e "inchaço" do joelho do paciente, permitindo que o mesmo recupere o movimento normal da articulação.

 

A cirurgia para reconstrução ligamentar acaba sendo o tratamento mais aconselhado, principalmente nos pacientes mais jovens, mais ativos fisicamente e naqueles pacientes que experimentam com frequência uma sensação de instabilidade no joelho durante as atividades diárias ou mesmo esportivas. A cirurgia hoje é realizada por artroscopia (video) e oferece excelentes resultados.

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram