O que é a condromalácia patelar?

Atualizado: 12 de Mar de 2019

Saiba mais sobre esse problema comum dos joelhos


A condromalácia ou condropatia patelar é uma doença do joelho que se caracteriza por um "amolecimento" da cartilagem que recobre a superfície articular da patela, resultando em fissuras e erosões da cartilagem. As causas para esse problema são variadas, mas geralmente resulta de sobrecarga, microtraumas repetidos no joelho ou de um mau alinhamento nas articulações dos membros inferiores.


A condromalácia é uma causa extremamente comum de dor no joelho em adultos jovens. A dor acontece por conta de um processo inflamatório que está levando a essa degeneração da cartilagem. É importante entender isso, pois muitos pacientes apresentam algum tipo de degeneração de cartilagem mas não apresentam dor. Isso acontece porque essa degeneração de certa maneira está estável, sem inflamação ao redor. Nesses casos, o paciente em geral não necessita de nenhum tratamento específico. O problema é mais comum em mulheres do que nos homens e é mais frequente em pacientes ativos. A dor no joelho, que é a principal queixa do paciente com condromalácia, é mais frequente durante atividades que aumentam a carga na articulação, como subir e descer escadas, agachamentos e corrida. No consultório médico, o paciente também costuma se queixar de que seu joelho faz "barulho" durante as atividades diárias. O diagnóstico costuma ser clínico, não sendo necessários exames para iniciar o tratamento na maioria das vezes. A história e o exame físico do paciente são os pontos mais importantes no diagnóstico da condromalácia e devem ser direcionados não apenas para o joelho mas também para todo o membro inferior do paciente. Após isso, o raio-x e a ressonância magnética podem ser solicitados quando necessário. O raio-x permite uma avaliação da anatomia do joelho, em busca de deformidades, e a ressonância magnética permite uma avaliação adicional da cartilagem patelar.


Devido as variadas causas de condromalácia, não há uma forma de tratamento que é universalmente aceita e, portanto, o manejo dessa condição não costuma ser fácil. No entanto, de maneira geral, o tratamento costuma incluir fisioterapia, medicações analgésicas e antiinflamatórias e a educação e conscientização do paciente a respeito desse diagnóstico. Existem outras opções terapêuticas além destas, como as órteses para o membro inferior e determinados procedimentos cirúrgicos, mas que na maioria das vezes não se faz necessário.


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1070, Sala 115 (11 andar)

Telefone: (11) 4563-3475 ou (11) 98908-9519

http://www.drlaurocosta.com

51 visualizações

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram