É possível ter uma vida normal após cirurgia no menisco?

Atualizado: Mar 29

Sim. É possível!

De maneira geral a resposta é sim! É possível seguir com sua vida normalmente após uma cirurgia no joelho para tratamento de lesão do menisco. Claro que alguns fatores são levados em consideração para recomendar atividade física ao paciente que passou por essa cirurgia.


Existem diversas padrões de lesão de menisco. Algumas lesões são mais simples e outras são mais graves. Além disso, algumas lesões podem vir acompanhas de outras lesões no joelho, como lesões ligamentares e lesões de cartilagem. Uma lesão comumente associada com a lesão do menisco é a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho. Em tese, quanto mais lesões no joelho pior para o rendimento do paciente na hora de praticar atividade física. Mas, apesar disso, o paciente deve ser estimulado a retornar para suas atividades e seguir com a sua vida normalmente após uma cirurgia no menisco.


Nesse link você pode saber mais sobre os dois tipos comuns de cirurgia no menisco. Para resumir, existe a sutura do menisco e a retirada de parte do menisco lesionado (meniscectomia). Quando o paciente retira uma parte do menisco, ele perde um pouco da proteção da cartilagem e fica mais suscetível a lesões de cartilagem. No entanto, mesmo após esse tipo de cirurgia, o paciente não precisa deixar de fazer suas atividades. Ele apenas precisará acompanhar mais de perto com a equipe médica (ortopedista, fisioterapeuta, educador físico...) para avaliar possíveis lesões no joelho. Nesse sentido, hoje em dia sabemos que o melhor a fazer, sempre que possível, é a sutura do menisco. Pois assim, o paciente não fica com sua cartilagem desprotegida.


Outro ponto importante é saber se o paciente é atleta ou não. Os atletas tem uma exigência maior dos joelhos a depender do tipo de esporte e, portanto, devem ser acompanhados de perto. Já o paciente que não é atleta profissional, em geral, consegue manter normalmente suas atividades recreativas. Claro que alguns esportes exigem muito dos joelhos e causam uma sobrecarga maior e, portanto, cabe ao paciente avaliar se quer continuar com esse tipo de esporte ou mudar para outro tipo. Caso ele opte por continuar com seu esporte, deve manter acompanhamento e procurar o ortopedista em caso de qualquer novo sintoma no joelho.


Resumindo, se você vai fazer uma cirurgia no menisco, fique tranquilo e saiba que é possível, sim, seguir com sua vida e suas atividades habituais!

Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1070, Sala 115 (11 andar)

Telefone: (11) 4563-3475 ou (11) 98908-9519

http://www.drlaurocosta.com

3 visualizações

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram