Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Atualizado: 9 de Set de 2019

Saiba mais sobre a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA)




O que é o LCA

O ligamento cruzado anterior é uma importante estrutura que tem como principal função a estabilização do joelho. Portanto, pacientes que tem uma lesão (ruptura) desse ligamento, frequentemente apresentam dificuldade de realizar determinadas atividades físicas, em especial, aquelas que exigem movimentos rápidos e que envolvem mudança de direção, tais como o futebol, basquete, artes marciais, entre outras. Devido à instabilidade articular decorrente da ruptura ligamentar, o paciente fica mais suscetível a apresentar outras lesões no joelho lesionado, como as lesões de menisco e da cartilagem.


Principais causas de lesão e sintomasA ruptura do ligamento cruzado anterior geralmente ocorre após um trauma torcional do joelho. O mecanismo mais comum ocorre quando o paciente roda o seu corpo e o seu pé permanece fixo no chão. Esse movimento é muito comum durante a prática esportiva, por isso os atletas recreacionais e mesmo os atletas profissionais são os que mais sofrem esse tipo de lesão. No momento do trauma, o indivíduo sente uma dor súbita no joelho e é comum que o joelho aumente seu volume (inchaço) logo nas primeiras horas após o ocorrido.


DiagnósticoPor ser uma lesão traumática, o paciente deve sempre procurar auxílio médico logo após, principalmente com o objetivo de afastar lesões mais graves e que demandam um tratamento com certa urgência, como as fraturas. Especificamente para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior, o exame físico ortopédico contém manobras especiais com o objetivo de perceber a instabilidade decorrente da lesão ligamentar. Para uma confirmação diagnóstica, a ressonância magnética é o exame mais aconselhado. Após o diagnóstico, o mais importante inicialmente não é o tratamento definitivo da lesão, e sim o controle da dor e "inchaço" do joelho do paciente, permitindo que o mesmo recupere o movimento normal da articulação.

TratamentoO tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior pode ser tentado incialmente com fisioterapia. Porém, a cirurgia para reconstrução ligamentar acaba sendo o tratamento mais aconselhado, principalmente nos pacientes mais jovens, mais ativos fisicamente e naqueles pacientes que experimentam com frequência uma sensação de instabilidade no joelho durante as atividades diárias ou mesmo esportivas. Nesse tipo de paciente, o risco de outras lesões é mais alto, e por isso opta-se pela cirurgia. O objetivo da cirurgia é restaurar a anatomia e a biomecânica normal do joelho e permitir que o paciente volte a praticar esportes sem o risco de novas lesões.

A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é realizada por videoartroscopia e consiste em substituir esse ligamento lesionado por um enxerto de tendão ou outro ligamento. Os enxertos de tecido mais utilizados para substituição do ligamento cruzado anterior são os tendões flexores do joelho e o ligamento patelar, os quais são obtidos do próprio paciente. A escolha do enxerto para a cirurgia vai depender de alguns fatores relacionados principalmente com o paciente e seu exame físico. A técnica cirúrgica para reconstrução do ligamento cruzado anterior evoluiu bastante nos últimos anos, de maneira que hoje existem diferentes técnicas disponíveis, cada qual com vantagens e desvantagens. Logo, a escolha por uma técnica específica em detrimento de outra deve ser discutida entre o médico e o paciente, e vai depender da preferência do cirurgião e das características de cada paciente.

Um ponto fundamental de extrema importância após a cirurgia é a reabilitação pós-operatória. Durante essa fase, o paciente recupera o movimento normal do joelho, a sua força, sua agilidade e, por fim, a confiança para o retorno ao esporte. O tempo total de fisioterapia não dura menos do que 6 meses. E há uma tendência em prolongar ainda mais esse período, de modo que se considere reabilitar o paciente por 9 meses no total, e só então permitir o retorno completo ao esporte.​


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1070, Sala 115 (11 andar)

Telefone: (11) 4563-3475 ou (11) 98908-9519

http://www.drlaurocosta.com

21 visualizações

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram