Quais os benefícios da prótese total do joelho?

Atualizado: há 2 dias

Para o paciente que tem sua qualidade de vida diminuída pelo desgaste da articulação do joelho, os benefícios podem ser grandes!

protese do joelho

Antes de mais nada, é preciso entender que o tratamento conservador com medicamentos, fisioterapia, fortalecimento muscular, perda de peso e ter conhecimento do que de fato é, e qual a evolução da artrose do joelho (desgaste) é sempre o tratamento inicial. Muitas vezes, o paciente apenas mudando de hábitos, consegue uma melhora significativa de sua dor.

Mas quando o paciente atinge um grau de qualidade de vida muito baixo, e a artrose está em estágios avançados a prótese pode trazer excelentes resultados. A cirurgia nada mais é do que a substituição da articulação por uma prótese que fará, a partir de então, os movimentos naturais do joelho antigo. Após a cirurgia, o paciente volta a ter uma vida praticamente normal. É claro que alguns exercícios devem ser evitados. Em alguns casos o movimento do joelho, principalmente para dobrar o joelho, pode não ser completo. Por isso algumas atividades que envolvem agachamento o paciente pode não conseguir fazer.


A maioria dos pacientes que fazem a prótese, fazem porque sentem dor em simples caminhadas ou mesmo em repouso. E após a cirurgia, o paciente tem boa melhora nesse aspecto, retornando com suas atividades e seus afazeres. Mesmo algumas atividades físicas mais leve posem ser realizadas e cada caso deve ser discutido individualmente.


Posso tentar antes fazer infiltração no joelho?

Essa é uma pergunta muito comum no consultório pois o paciente fica um pouco com medo de realizar uma cirurgia de grande porte, como é o caso da prótese total do joelho. Por isso fiz um post apenas sobre infiltração no joelho. Clique aqui se deseja ler sobre infiltração do joelho!

Saiba que existe muitos tipos de infiltração no joelho e hoje ainda existem alguns bloqueios analgésicos na região do joelho que são tratamento menos invasivos (que não exigem cortes no joelho) e que podem ser eficazes a depender de cada caso. Isso é muito importante! Não é todo caso que vai precisar ou melhorar com infiltração ou bloqueio analgésico do joelho (chamado bloqueio dos nervos geniculares). Uma outra coisa importante é que a infiltração pode ser realizada no próprio consultório médico mas o bloqueio analgésico, em geral, é preferível realizar no centro cirúrgico e pode ser feito com o auxílio de ultrassom ou de raio-x intraoperatório. Diferente da prótese, que o paciente fica internado 2 ou 3 dias, nas infiltrações e bloqueios o paciente não precisa ficar internado. O procedimento é feito e o paciente em seguida já está liberado para casa.

Lembre de procurar um ortopedista especialista pra realização desses procedimento e retirar suas dúvidas!


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1070, Sala 115 (11 andar)

Telefone: (11) 4563-3475 ou (11) 98908-9519

http://www.drlaurocosta.com


8 visualizações