Saiba o que é e como tratar a tendinite patelar

Dor na frente do joelho? Pode ser tendinite patelar


A tendinite patelar é mais comum em esportes que envolvem correr e saltar

     A tendinite patelar é a inflamação do tendão patelar (tendão que liga o osso da patela ou rótula ao osso da perna e que fica na frente do joelho). Geralmente a tendinite ocorre em indivíduos muito ativos e que praticam algum tipo de atividade física. Especialmente no caso da tendinite patelar, os esportes comuns que levam a esse problema são os que envolvem corrida e saltos frequentes (ex.: handball).

     A dor da tendinite patelar ocorre na frente do joelho e quase sempre na porção proximal do tendão (onde ele se liga à patela). Não costuma haver aumento de volume no joelho, inchaço ou qualquer outro sintoma associado. A dor costuma ser mais intensa durante a atividade física e muitas vezes, quando o quadro se agrava, a dor ocorre durante a prática esportiva e o praticante não consegue continuar o exercício.

      Antes de começar o tratamento da tendinite, o paciente precisa entender que a melhora é lenta e gradativa. Uma das principais etapas do tratamento é a aderência a um tratamento de fortalecimento muscular com ênfase no exercício excêntrico e aumentando a carga progressivamente e de maneira gradativa. Muitas vezes logo no começo dos exercícios o paciente ter manifestar desconforto no local da dor mas isso não significa que a lesão esteja piorando. É apenas uma fase de adaptação. O alongamento não pode ser esquecido. É recomendado o alongamento da musculatura alvo da inflamação assim que termina o exercicio de fortalecimento. No começo do tratamento pode também ser necessário excluir da sua rotina possíveis causas da tendinite (uso excessivo do tendão, sapatos inadequadas).     

      As medicações para dor podem ser usadas em um curto prazo para estimular a melhora. Os anti-inflamatorios, em geral, não precisam ser usados por muito tempo nas tendinites mais crônicas. Porque nesses casos, a dor é muito mais pela degeneração tecidual do que pela inflamação em si. Ainda existem outros adjuntos do tratamento, como acupuntura, aplicação de bolsa de gelo ou bolsa quente, pomadas, ondas de choque, que podem contribuir com o tratamento mas, a princípio, não são extremamente necessários.


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1070, Sala 115 (11 andar)

Telefone: (11) 4563-3475 ou (11) 98908-9519

https://www.drlaurocosta.com

Hospitais de atuação e marcação de consulta em:

https://www.drlaurocosta.com/ortopedista-especialista-joelho

12 visualizações

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram