top of page

Lesão do ligamento colateral medial. Posso precisar de cirurgia?

Atualizado: 4 de jan.

Pode ser que sim. Mas na maioria dos casos, não.


A lesão do ligamento colateral medial é bastante comum. No entanto, nem sempre os pacientes precisam operar. Na maioria dos casos pode ser realizado o tratamento apenas com imobilização e fisioterapia precoce, sem cirurgia. Esse ligamento fica no lado interno do joelho, e o paciente sente dor nesse local após entorse (torção). O joelho não costuma ficar muito inchado e pode aparecer um hematoma ou equimose (mancha roxa) no local.

E como saber se eu vou precisar operar?

A lesão do ligamento colateral medial é classificada em 3 graus. O grau 3 acontece quando o joelho está frouxo e o paciente não sentirá segurança para suas atividades. Nesse caso, a cirurgia está indicada. No entanto, a maioria dos pacientes podem ser inicialmente tratados sem cirurgia e exames clínicos periódicos para saber se o paciente desenvolverá sintomas, indicando que a lesão não cicatrizou. O exame mais comumente realizado e com melhor indicação para visualizar e classificar a lesão é a ressonância magnética. Nesse exame é possível saber se o ligamento teve apenas uma ruptura parcial ou se a ruptura foi total, o que aumenta as chances da necessidade de cirurgia.


E se eu resolver não operar, mesmo o médico achando que é a melhor opção?

Se o médico ortopedista indicar a cirurgia nesses casos, é porque ele achou que o joelho está instável. Nesses casos, o próprio paciente irá sentir que o joelho não está “firme”. Portanto, fica difícil para praticar qualquer tipo de esporte por exemplo. E muitas vezes, até em simples atividades do dia a dia o paciente pode sentir que seu joelho está “frouxo”. Quando o joelho está muito instável, isso pode predispor mais rapidamente a artrose (desgaste).


Se eu tiver lesionado outras estruturas?

Em geral, o tratamento segue a lesão mais grave. Muito comum, por exemplo, o paciente ter também lesão do ligamento cruzado anterior ou do menisco. Caso essas lesões sejam cirúrgicas, deve ser discutido a necessidade de operar também o ligamento colateral medial.


A cirurgia é por video?

Não! O ligamento colateral medial do joelho é um ligamento que fica fora da articulação. Portanto, nós até conseguimos fazer incisões (cortes) pequenos no joelho do paciente em algumas técnicas, mas a cirurgia não ocorre por video. O que acontece algumas vezes é do paciente ter também lesão de outro ligamento e acabar usando o video em alguma etapa da cirurgia. Portanto, usualmente é preciso fazer uma incisão (corte) na parte interna do joelho para reconstrução desse ligamento rompido.


Preciso usar imobilização depois da cirurgia?

Sim! Essa cirurgia exige que você utilize uma imobilização em torno de 30 dias no joelho. A imobilização é retirada para o banho e para a fisioterapia. Mas durante 30 dias, durante o restante do tempo, você precisará usar a imobilização no joelho para que evite a sobrecarga na articulação.


Preciso fazer fisioterapia depois da cirurgia?

Sim! É normal depois de uma lesão importante do joelho e mais ainda depois de uma cirurgia, o paciente perder muita massa muscular da coxa. Também pode ocorrer certa dificuldade de movimentação do joelho. Portanto, a fisioterapia irá ajudar muito na recuperação da mobilidade articular e também no ganho de massa muscular. Pense sempre que a fisioterapia irá fazer parte do seu tratamento para que o resultado seja aquele esperado.


Depois da cirurgia eu consigo voltar a praticar esporte?

Sim! Em geral o paciente consegue o retorno ao esporte. Na verdade, muitas das cirurgias que fazemos no joelho são com o objetivo de dar ao paciente as condições para voltar ao esporte que ele(a) pratica. Claro que algumas vezes, e também pela própria vontade do paciente ou receio de novas lesões, o próprio paciente pode optar por readaptar suas atividades ou mesmo mudar de atividade física, mas a intenção é sempre dar estabilidade ao joelho do paciente para que ele consiga o retorno ao esporte. Alguns esportes são mais demandantes, por conta de exigirem muitos movimentos rotacionais com o corpo, como futebol, handball, basquete... Esses, sem dúvida, precisam ainda mais de um bom trabalho com fisioterapia para permitir uma boa reabilitação.


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereços:

  1. Avenida Dr. Ricardo Jafet, 1600 - Hospital Albert Einstein - Unidade Chácara Klabin (4 andar). Telefone: (11) 2151-8709 ou whatsapp: (11) 99958-0835

  2. Avenida das Nações Unidas, 14.401 - Shopping Parque da Cidade - Clínica Einstein (2 andar). Telefone: Telefone: (11) 2151-8709 ou whatsapp: (11) 99958-0835

  3. Rua Afonso de Freitas, 377 - Clínica Primazie (4 andar) - Bairro Paraíso. Telefone: (11) 4563-3475 ou whatsapp: (11) 98908-9519

Hospitais de atuação e marcação de consulta em:




176 visualizações
bottom of page