Lesão do ligamento colateral medial. Posso precisar de cirurgia?

Pode ser que sim. Mas na maioria dos casos, não.


A lesão do ligamento colateral medial é bastante comum. No entanto, nem sempre os pacientes precisam operar. Na maioria dos casos pode ser realizado o tratamento apenas com imobilização e fisioterapia precoce, sem cirurgia. Esse ligamento fica no lado interno do joelho, e o paciente sente dor nesse local após entorse (torção). O joelho não costuma ficar muito inchado e pode aparecer um hematoma ou equimose (mancha roxa) no local.

E como saber se eu vou precisar operar?

A lesão do ligamento colateral medial é classificada em 3 graus. O grau 3 acontece quando o joelho está frouxo e o paciente não sentirá segurança para suas atividades. Nesse caso, a cirurgia está indicada. No entanto, a maioria dos pacientes podem ser inicialmente tratados sem cirurgia e exames clínicos periódicos para saber se o paciente desenvolverá sintomas, indicando que a lesão não cicatrizou.


Se eu tiver lesionado outras estruturas?

Em geral, o tratamento segue a lesão mais grave. Muito comum, por exemplo, o paciente ter também lesão do ligamento cruzado anterior ou do menisco. Caso essas lesões sejam cirúrgicas, deve ser discutido a necessidade de operar também o ligamento colateral medial.


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereço: Rua Borges Lagoa, 1070, Sala 115 (11 andar)

Telefone: (11) 4563-3475 ou (11) 98908-9519

https://www.drlaurocosta.com

Hospitais de atuação e marcação de consulta em:

https://www.drlaurocosta.com/ortopedista-especialista-joelho




13 visualizações

CONTATO

DR. LAURO COSTA

Ortopedia | Cirurgia do Joelho

CRM-SP 144455
SBOT 13878
link_edited.png
  • Instagram