top of page

Quais remédios posso tomar para tratamento da artrose?

Atualizado: 4 de jan.

Saiba quais são os medicamentos mais utilizados para tratamento para o desgaste do joelho

Muitos medicamentos podem ser utilizados para tratamento da artrose antes de se tentar um tratamento cirúrgico. Vamos analisar as principais.

Paracetamol

O paracetamol costuma ter boa aceitação pelo paciente e tem bom efeito analgésico, no entanto, medicamentos como os anti-inflamatórios paracem ser mais eficazes na melhora da dor da artrose.


Tramadol

O tramadol sozinho ou associado ao paracetamol (existem formulações desse tipo no mercado) tem bom poder de analgesia em casos onde o paciente sente mais dor. No entanto, é sempre importante tentar evitar o tramadol se a dor não for muito intensa.


Glucosamina e condroitina

O sulfato de glucosamina e condroitina que pode ser manipulado ou comprado em farmácias comuns podem ajudar na melhora da dor do paciente apesar dos resultados em estudos científicos serem contraditórios. Mas em compensação esses medicamentos são seguros para serem utilizados e, portanto, podem ser utilizados sem maiores preocupações.


Diacereína e Duloxetina

Essas duas drogas, principalmente a última, tem sido reportadas como auxiliares no manejo da dor crônica e na melhora da funça articular dos pacientes com artrose do joelho.


Cremes ou gel para aplicar na pele

Os mais utilizados são os cremes contendo anti-inflamatórios como o diclogenaco e cremes ou medicamentos em gel que contém a capsaicina. Podem ser utilizados principalmente naqueles pcientes com contra-indicação a tomar anti-inflamatórios por via oral. O efeito adverso (efeito colateral) mais observado com o gel de capsaicina é uma sensação de queimação na pele. Outro gel ou creme utilizado é o que contém “Arnica”. Tem estudos que também referem alívio da dor e sem efeitos adversos importantes.


Os anti-inflamatórios, por viral oral ou tópicos (creme ou gel), são bem indicados no alívio da dor da artrose e parece ter maior eficácia que outras drogas como paracetamol, tramadol, diacereína ou glicosamina

Lembre-se sempre que os remédios são importantes mas também existem outros tratamentos não farmacológicos para o tratamento, como fisioterapia, fortalecimento muscular e redução de peso, por exemplo. Em último caso, a prótese total do joelho pode ser indicada. Nesse outro post do blog eu falo mais sobre o tratamento da artrose de forma mais ampla.


Deseja marcar uma consulta com um especialista em cirurgia do joelho?

Dr. Lauro Costa

Endereços:

  1. Avenida Dr. Ricardo Jafet, 1600 - Hospital Albert Einstein - Unidade Chácara Klabin (4 andar). Telefone: (11) 2151-8709 ou whatsapp: (11) 99958-0835

  2. Avenida das Nações Unidas, 14.401 - Shopping Parque da Cidade - Clínica Einstein (2 andar). Telefone: Telefone: (11) 2151-8709 ou whatsapp: (11) 99958-0835

  3. Rua Afonso de Freitas, 377 - Clínica Primazie (4 andar) - Bairro Paraíso. Telefone: (11) 4563-3475 ou whatsapp: (11) 98908-9519



16.728 visualizações
bottom of page